sábado, 30 de outubro de 2010

Como funciona um Helicóptero.

Os helicópteros são máquinas muito versáteis, que permitem ao piloto acesso completo ao espaço tridimensional - de uma forma impossível para um avião. Se você alguma vez já pilotou um helicóptero, sabe que os recursos desta máquina são impressionantes.A incrível flexibilidade dos helicópteros possibilita que eles voem por quase todos os lugares. Entretanto, isto também significa que pilotar o helicóptero é complicado. O piloto tem de pensar em três dimensões e usar ambos os braços e pernas o tempo todo para manter um helicóptero no ar. É uma tarefa que requer requer treinamento intenso e habilidade, assim como atenção contínua à máquina.Nesta postagem, conheceremos a versatilidade dos helicópteros.

Um helicóptero pode fazer três coisas que um avião não pode:

  • voar para trás
  • girar no ar por completo
  • pairar no ar sem se mover
Em um carro ou avião, o veículo precisa estar se movendo para fazer uma curva. O helicóptero pode se mover lateralmente em qualquer direção ou girar 360º. Essa liberdade extra e a habilidade necessária para dominá-la fazem os helicópteros ser tão instigantes, mas também complexos.

Para controlar um helicóptero, uma mão segura um comando chamado cíclico, que controla a direção lateral do helicóptero, incluindo ir para frente, para trás, para a esquerda e para a direita. A outra mão segura um comando chamado coletivo, que controla o movimento para cima e para baixo do helicóptero e a rotação do motor. O pé do piloto fica sobre os pedais que controlam o rotor de cauda, que permite ao helicóptero girar em qualquer sentido no seu eixo.

Embora muitos helicópteros possuam duplo comando, por convenção o piloto/comandante senta-se à direita, enquanto nos aviões ele fica no lado esquerdo.

Características especiais

Helicópteros possuem atributos que os aviões não têm.

A marca registrada de um helicóptero é a sua habilidade de pairar no ar sobre um ponto qualquer no solo. Enquanto um helicóptero está pairando, ele pode girar no seu eixo para que o piloto possa olhar em qualquer direção. Outra característica do helicóptero é a habilidade de voar para trás e de lado facilmente. Um helicóptero que está voando para frente também pode parar no ar rapidamente e pairar.


Todas estas manobras são impossíveis de fazer com um avião, pois ele precisa voar sempre para frente para gerar sustentação nas suas asas.

Como os helicópteros voam.

Imagine que se queira criar uma máquina que voa direto para cima. Nem vamos pensar em descer por enquanto, só subir. Caso se forneça força para cima por meio de uma asa, então ela deve estar em movimento para criar sustentação. As asas geram sustentação desviando o ar para baixo e se beneficiando da reação oposta e igual que resulta disto.

Um movimento rotativo é o meio mais fácil de manter a asa em movimento contínuo. Assim pode-se montar duas ou mais pás em uma árvore central e girá-la de forma muito parecida com as pás de um ventilador de teto. As pás rotativas de um helicóptero são moldadas exatamente como os aerofólios de uma asa de avião, mas geralmente as pás de um rotor de helicóptero são estreitas e finas porque têm que girar muito rápido. O conjunto de pás rotativas do helicóptero é chamado de rotor principal. Se for dado às pás um pequeno ângulo de ataque em relação à árvore e girá-la, as pás começam a gerar sustentação.

Para girar a árvore com força suficiente para levantar o helicóptero, é preciso algum tipo de motor. Os motores a pistão de movimento alternativo a gasolina e as turbinas a gás são os tipos mais comuns. A árvore de acionamento do motor pode se conectar à árvore do rotor principal através de uma transmissão. Esta disposição funciona muito bem até o momento em que o helicóptero sai do chão. Nesse momento, não existe nada que evite que o motor (e assim o corpo do aparelho) gire exatamente como o rotor principal. Desse modo, na falta de algo que evite que o corpo do aparelho gire, ele o fará em direção oposta ao rotor principal. Para evitar que o corpo do aparelho gire, é preciso aplicar uma força a ele.

O modo normal de fornecer força ao corpo do aparelho é anexar outro conjunto de asas rotativas na extremidade uma longa viga. Essas asas são chamadas de rotor de cauda. O rotor de cauda produz empuxo como uma hélice de avião. Produzindo o empuxo na direção lateral, ele age contra a tendência do motor de fazer o aparelho girar. Normalmente, o rotor é acionado por uma longa árvore que sai da transmissão do rotor principal e se conecta a uma transmissão menor no cone de cauda do helicóptero.

O resultado disso é um aparelho como este:


Rotor de cauda

Conseguir a ajustabilidade do rotor de cauda é simples. É preciso apenas mudar o ângulo de ataque das pás do rotor de cauda, de modo a poder usá-lo para girar o helicóptero em torno do eixo de rotação do rotor principal.

O piloto tem dois pedais que controlam o ângulo de ataque.Você pode ver os pedais nesta foto da cabine do piloto.

Bom esta foi uma explicaçao cientifica para o voo do helicoptero espero que voces tenham gostado e ate mais.

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